UC2-CP3

 Estamos na Ășltima atividade do semestre. Vamos refletir nesta atividade sobre os impactos que a tecnologia tem atingido a nossa sociedade.

Primeiramente, vamos pensar sobre os impactos dos direitos trabalhistas. Iremos refletir sobre a ação das AIs (inteligĂȘncias Artificiais) sobre o mercado de trabalho.

Mas... antes, pensemos sobre o seguintes:

Crianças iam para a cadeia no Brasil atĂ© a dĂ©cada de 1920 — Senado NotĂ­cias



Somente em 1932 Ă© sancionado um Decreto que limitava a atuação de trabalho para menores de idade, na indĂșstria. Neste link vocĂȘ poderĂĄ ler na Ă­ntegra o documento: Portal da CĂąmara dos Deputados (camara.leg.br).


"No princĂ­pio da industrialização no Brasil, com a criação das primeiras grandes  fĂĄbricas tĂȘxteis no Rio de Janeiro, que empregavam mais de mil operĂĄrios, uma das  principais fontes de mĂŁo de obra eram as crianças pobres que viviam nas imediaçÔes da  Companhia. Com um discurso misto de paternalismo e de piedade para com esses  meninos e meninas, o patronato incentivava a inserção cada vez mais cedo de menores  aprendizes em suas Companhias. Pagando salĂĄrios baixos, mas ensinando um ofĂ­cio a eles, o trabalho infantil era compreendido, na Primeira RepĂșblica, como uma forma de educar e disciplinar vĂĄrias crianças. No entanto, por trĂĄs deste discurso, estava um cruel realidade de jornadas estafantes de 10 horas, mĂĄquinas a vapor que podiam causar acidentes a qualquer momento e uma infĂąncia distante da alfabetização e do lazer" (SEVERINO, Carlos R. M. Menores dentro da indĂșstria tĂȘxtil: uma anĂĄlise da FĂĄbrica Bangu durante a Primeira RepĂșblica. (DisponĂ­vel em https://cutt.ly/GR5LIdK. Acesso em 19/12/2023).

Veja também:

Trabalho Infantil no Brasil - Toda Matéria (todamateria.com.br)

Trabalho Infantil - Sociologia Enem | Educa Mais Brasil

Agora, escreva um parĂĄgrafo sobre o tema: O trabalho de Crianças e Jovens e as leis de proteção en inĂ­cio do sĂ©culo XX. 

A intenção Ă© que vocĂȘ possa se expressar sobre trabalho infantil e direitos de crianças e jovens, relacionando os dois sĂ©culos (SĂ©c. XX e SĂ©c. XXI).

Pesquise o que diz o do Estatuto da Criança e do Adolescente na questão do trabalho infantil.

A seguir, forme grupos de 5 componentes para a criação de um storyboard. Se vocĂȘ nĂŁo sabe o que Ă©, assista o vĂ­deo abaixo.


A ideia é criar um curta metragem (um vídeo de até 10 minutos) com propostas sobre as reflexÔes acerca do trabalho infantil, o futuro do trabalho com o avanço da tecnologia e também as questÔes de redução de menoridade penal.



 

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios