UC2-B2-CP3 - Atividade 2

Nessa atividade, vamos continuar mergulhando no universo da tecnologia e seus impactos nas relações sociais.  

A problemática vai ganhar um grau maior de complexidade, pois será aberta a temática da ficção científica distópica. Também terão a possibilidade de fruir algumas obras, representar suas interpretações, relacionar com situações da vida cotidiana e, também, com seus projetos de vida.

Para sensibilizar a turma, leia o texto do filósofo alemão Walter Benjamin, que descreve um quadro do artista, também alemão, Paul Klee. 

“Há um quadro de Paul Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso”.

 

Klee-angelus-novus.jpg
Fig 1 - Paul Klee, Domínio público, Wikipedia


Após a leitura, além de permitir que os estudantes se expressem livremente sobre o que acabaram de ver/ouvir, você poderá apresentar algumas frases paradoxais para refletir sobre o que Benjamin traz, como por exemplo: 

“Sinto saudades do futuro” (o que isso pode significar?) 

“A ficção científica é a história do futuro” (isso é possível?). 

Por que o passado é uma “catástrofe única?” Por que o progresso é uma “tempestade”? 


O que é afrofuturismo? Assista a palestra de Natalia Neri para prosseguirmos em nossos estudos.




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