Sociologia - 3o Bimestre - Aula 6 - Desigualdades de gênero no Brasil

Aula 6

Nesta aula veremos a desigualdade em relação aos homem e a mulher nas condições de trabalho.

Primeiro, faça a leitura do PDF. Depois, acesse os sites sugeridos para uma análise crítica.



Nesta matéria da revista Exame, acessada em 22/08/2023, dá conta de que "Os homens trabalham cerca de 3 horas a mais por semana do que as mulheres, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos Catho com informações de mais de 16.000 pessoas. Em média, os profissionais trabalham 45,6 horas durante a semana, mas eles ficam 47,2 horas no escritório, e elas, 44 horas.
A diferença é observada em todos os cargos analisados pela pesquisa".

"Os homens se acidentam mais no trabalho que as mulheres. A Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira (30), indica que trabalhadores do sexo masculino se machucam mais que o dobro de vezes que as mulheres". (Acesso em 22/08/2023).

Nesta matéria, estão listadas as profissões mais estressantes, perigosas e insalubres. (Acesso em 22/08/2023).

Nesta outra matéria, explica por que morrem mais homens no trabalho do que as mulheres, pois exercem atividades altamente perigosas (acesso 22/08/2023).

Fatores sociais, como maternidade e cuidado da casa fazem com que as mulheres permaneçam o mínimo de horas possível no trabalho, ao contrário dos homens.

Uma das análises que queremos fazer é encontrar as razões pelas quais em algumas profissões, mulheres ganham menos que homens. Assista ao debate abaixo e faça uma análise critica. Leia também os artigos acima sugeridos e, principalmente, os PDFs da aula.
















Postar um comentário

0 Comentários